A reabilitação cardíaca é um conjunto de ações voltado para o cardiopata e que visam a mudança de estilo de vida pautado na prática regular de atividade física, alimentação saudável, controle do estresse e adoção de hábitos saudáveis. O programa de reabilitação impacta positivamente em diversos aspectos como melhora da qualidade de vida, da capacidade funcional, das complicações que resultam em hospitalizações e mortalidade.
O exercício funcional é realizado sempre após consulta física determinante dos parâmetros a serem treinados, e continuamente supervisionados por profissionais capacitados em exercícios para grupos de até 3 alunos. O programa é oferecido duas ou três vezes por semana, com tempo médio de 1 hora. Antes e após cada aula, os alunos são submetidos a verificação da pressão arterial. Todos os programas são obrigatórios a consulta física que determinam parâmetros para serem trabalhados durante a aula e de uma forma mais personalizada. Também é exigido um atestado, liberação médica para iniciar o programa que este pode ser renovado a cada 6 meses ou 1 ano conforme a orientação médica.
Programa de exercícios físicos (PES) realizados sempre após consulta física determinante dos parâmetros a serem treinados, e continuamente supervisionados por profissionais capacitados em exercícios para grupos especiais. As intervenções/aulas/sessões são divididas em turmas, com os indivíduos de condições físicas homogêneas, determinadas pela consulta física inicial. O PES é oferecido duas ou três vezes por semana, com tempo médio de 90 minutos por intervenção/aula/sessão. Antes e após cada dia de exercício físico os clientes/alunos são submetidos no mínimo a análise da massa corporal total (peso) e da pressão arterial. Todos os programas são obrigatórios a consulta física que determinam parâmetros para serem trabalhados durante a aula/sessão e de forma mais personalizada. Durante as aulas são verificados alguns itens básicos para um acompanhamento mais seguro e eficaz.